Fala e escuta como partes de um remédio

Descubra nesse post o que é psicoterapia

Na psicoterapia a fala e a escuta andam juntas. Mas afinal, o que psicoterapia significa? Basicamente, a palavra quer dizer que existe um tratamento e um acompanhamento de questões de saúde mental por parte de uma psicóloga, que auxilia: no alívio de sofrimentos emocionais, no manejo de comportamentos disfuncionais, na melhora de sintomas psíquicos e na lida do paciente com a familia, relacionamentos amorosos, amigos e colegas de trabalho.

A psicoterapia é também uma chance de ampliar o autoconhecimento e proporcionar o desenvolvimento pessoal daqueles que recorrem à ela. Pode ser, também, um momento para a promoção de saúde e qualidade de vida.

Tudo isso acontece a partir do trabalho técnico e ético da psicóloga, que presta esse serviço. A escuta, a compreensão e a interpretação da profissional são partes do processo psicoterapêutico. O acolhimento das queixas e demandas do paciente é o ponto de partida do que chamamos de psicoterapia.

“Assim, entende-se que a psicoterapia é um campo de conhecimentos teóricos e técnicos, e uma prática de intervenção sustentada por esses conhecimentos, que se desenvolve em um relacionamento interpessoal.” (Conselho Federal de Psicologia, 2022, p.11)

A psicoterapia se organiza em sessões (atendimentos) agendadas, com determinada duração de tempo e podem ser realizadas individualmente ou em grupo. Outra característica importante, é a abordagem psicólogica utilizada pela profissional, pois são diversas. Vale acrescentar que a psicóloga pode utilizar testes ao longo das sessões para entender mais sobre alguns aspectos subjetivos e da personalidade da/o paciente que talvez não tenham sido trazidos em momentos anteriores.

Daqui me despeço, até o próximo post!

Referência

Conselho Federal de Psicologia. Reflexões e orientações sobre a prática da Psicoterapia, Brasília, 2022. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2023/06/caderno_reflexoes_e_orientacoes_sobre_a_pratica_de_psicoterapia.pdf

Esse artigo foi escrito por:

Picture of Jacqueline Bonardi Tavares

Jacqueline Bonardi Tavares

Psicóloga – CRP 06/201399

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM:

Raiva com r maiúsculo

Qual você escolhe como um grande representante para a raiva? Mônica (Mauricio de Sousa, 1963), Raiva (Disney, 2015) e Zangado (Disney, 1937) Eu escolho a

Leia mais »