Narcisismo é um termo que aparece frequentemente em redes sociais, em vídeos no Youtube, as pessoas falam e escrevem sobre ele pela internet afora. Antes de mais nada, precisamos falar sobre outra palavra: libido.
Libido é a energia psíquica associada à pulsão de vida. Ela é ligada à autopreservação, ao amor, busca de prazer/satisfação e aos desejos sexuais. Agora sim, o narcisismo em si… O que ele é?
Ele é um processo que envolve a libido orientada para si mesmo. É importante para a formação do Ego (Eu) e de uma imagem idealizada dele, que fica internalizada na psique. O narcisismo surge logo nos primeiros anos da infância e, nesse período, a libido está investida totalmente no próprio Eu. A energia libidinal, posteriormente, poderá ser também destinada a objetos diferentes do Eu, ou seja, para outras pessoas e interesses.
Segundo Freud: “Um ser humano permanece narcisista em certa medida mesmo depois de ter encontrado objetos externos para a sua libido.” (Freud [1913], 2006)
Referências
Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. Freud (1914-1916). Obras completas volume 12. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Drubscky, Camila Andrade Até que ponto o narcisismo pode ser datado? Uma reflexão à luz das contribuições de Piera Aulagnier / Camila Andrade Drubscky ; orientadora: Ana Maria Rudge. – 2008


